-
Arquitetos: Estudio Arzubialde
- Área: 66 m²
-
Fotografías:Estudio Arzubialde
-
Fabricantes: Maderisa S.A.C.I.F.I.A., Piedras y Ladrillos Arraez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um amplo espaço que permite acolher atividades variadas e até opostas: o alvoroço do churrasco e o encontro e a calma e introspecção, típicas da prática de Yoga. Este pavilhão procura sintetizar na sua espacialidade a ideia típica do churrasco familiar (tendo galeria e pátio como sequência característica) com a mística do espaço sagrado, que proporciona um ambiente de calma propício à concentração.
A construção encontra-se nos fundos do lote. Apoiada no extremo sul, abre-se em forma de galeria a norte e deixa uma parte importante do local para a futura implantação de uma piscina e alguma construção complementar, no limite norte e na frente respectivamente.
No interior, as paredes que organizam os setores da cozinha e do banheiro, armários e churrasqueira, estão dispostas de forma a receber convenientemente as cargas da estrutura principal da cobertura. Essa grande cobertura é projetada com vigas laminadas, todas da mesma seção, colocadas em uma série de anéis estruturais que em sucessão ascendente conduzem ao óculo central.
As imagens do interior do estúdio de gravação de Rudy Van Gelder, famoso reduto de gravações de jazz localizado em New Jersey, e as imagens típicas da churrasqueira litorânea, coberta com telhado de palha de quatro águas, chegaram oportunamente na hora da preparação do projeto preliminar. As imagens da casa de Moore chegaram até nós apenas no momento da redação deste relatório, reafirmando a ideia de que ela é revestida de geometria piramidal e é de natureza universal.